No dia 10 de maio tivemos a última rodada da temporada 08/09, e nos parece ainda vivas as lembranças do belo futebol do AZ Alkmaar, as decepcionantes campanhas de PSV e Ajax, a ótima temporada de El Hamdaoui e N'Kufo, o ressurgimento de Louis van Gaal, o surgimento de talentos como Elia, Arnautovic, Biseswar, Wijnaldum... E isso já tem quase três meses! O tempo passa de maneira assustadora.
Nessa apresentação, pela ordem de classificação, um resumo das 18 equipes que participarão dessa edição, que começa já nesta sexta-feira.
AZ Alkmaar
Técnico: Ronald Koeman
Destaques: Sergio Romero, Mendes da Silva, Martens, Ari, Dembélé e El Hamdaoui
'A' contratação: Pontus Wernbloom, do Göteborg
'A' perda: Demy de Zeeuw, para o Ajax
Concentração total na Champions League será a tônica dos atuais campeões. A base foi mantida, mas a perda de Demy de Zeeuw não vai ser fácil de suprir. O volante sueco Wernbloom fez um bom Europeu Sub-21, mas ainda está longe do holandês.
A impressão inicial foi excelente, com expressiva goleada por 5 a 1 sobre o Heerenveen, pela Supercopa Holandesa. Koeman escalou o time no 4-4-2, com um meio campo formado por Mendes da Silva e Schaars centralizados e Holman e Martens pelas pontas.
Deve pegar um grupo complicado na Champions League e, caso não avance e vá pra Liga Europa, melhor se concentrar na busca do bicampeonato.
Twente
Técnico: Steve McLaren
Destaques: Boschker, Wisgerhof, Kenneth Perez, Arnautovic e N'Kufo
'A' contratação: Nashat Akram, do Al-Gharafa
'A' perda: Eljero Elia, para o Hamburg
O Twente tentará, pelo segundo ano consecutivo, passar da fase preliminar da Liga dos Campeões (eliminado ano passado num agregado de 6 x 0 para o Arsenal).
O adversário é o Sporting, de Portugal, e os holandeses conseguiram um bom empate sem gols na partida de ida, em Lisboa, especialmente por terem jogado desde os 25 minutos do 1º tempo com um a menos, após a expulsão do goleiro Boschker, por pênalti sobre Postiga. Em seu lugar entrou Mihaylov, que defendeu a cobrança de João Moutinho.
As saídas de Braafheid e do ótimo Elia certamente serão sentidas, especialmente pelo fato da equipe de Enschede ter investido basicamente em jogadores jovens, como o atacante Miroslav Stoch, vindo do Chelsea por empréstimo, e Luuk de Jong, do De Graafschap. Será interessante ver como se sairá o meia iraquiano Akram.
Caso a equipe não avance na Champions League, o título holandês virará uma ambição quase obrigatória para os comandados de Steve McLaren.
Ajax
Técnico: Martin Jol
Destaques: Stekelenburg, Vertonghen, Demy de Zeeuw, Emanuelson e Luis Suárez
'A' contratação: Demy de Zeeuw, do AZ Alkmaar
'A' perda: Vermaelen, para o Arsenal
Com a possibilidade de ver AZ Alkmaar e possivelmente Twente concentrados na Liga dos Campeões, Ajax e PSV têm como obrigação disputarem o título, coisa que não fizeram temporada passada.
Bons valores como Van der Wiel, Aissati, Enoh, Sno, Sulejmani e Cvitanich devem formar um time bastante competitivo. No gol, Stekelenburg parece que recuperará a posição perdida para Vermeer na temporada passada.
Em termos europeus, o Ajax disputará a Liga Europa, na fase de playoffs.
PSV
Técnico: Fred Rutten
Destaques: Simons, Afellay, Méndez, Toivonen e Lazovic
'A' contratação: Orlando Engelaar, do Schalke 04
'A' perda: Jason Culina, para o Gold Coast United
Uma frase animadora para os torcedores dos Boeren: essa temporada será melhor que a passada. É, não tem como ser pior. De atual campeão para distantes 15 pontos do AZ Alkmaar, o PSV tem obrigação não só de lutar pelo título, mas conquistá-lo.
Na verdade, não houve nenhuma perda no time, pois as saídas de Culina e Bréchet são dois reforços. Em termos de contratações, Fred Rutten apostará novamente em Engelaar, tal fez quando assumiu o Schalke. Na ocasião, fracasso de ambos.
Para a defesa, chega o experiente Andre Ooijer, do Blackburn, que pode formar uma boa dupla de zaga com o emergente Marcellis.
Mas, antes de mais nada, quinta-feira já tem jogo pela fase preliminar da Liga Europa, em Eindhoven, contra o Cherno More, da Bulgária.
Heerenveen
Técnico: Trond Sollied
Destaques: Vandenbussche, Breuer, Viktor Elm, Väyrynen, Paulo Henrique e Beerens.
'A' perda: Danijel Pranjic, para o Bayern de Munique
A base foi toda mantida, mas essa base dependia demais de Pranjic, autor de 16 gols na última Eredivisie, e não há formas de suprir a perda de um jogador que sequer é atacante e foi o artilheiro da equipe. Ajudaria se Sibon, grande destaque da equipe na temporada 07/08, voltasse a jogar o que não jogou em 08/09.
De todo modo, vai ser um time chato de se vencer, especialmente no Abe Lenstra. E, assim como o Ajax, espera a terceira eliminatória da Liga Europa pra conhecer seu adversário.
Groningen
Técnico: Ron Jans
Destaques: Luciano, Granqvist, Holla, Lovre e Gonzalo García
'A' perda: Marcus Berg, para o Hamburg
Sexto colocado na última temporada, o Groningen chegou como favorito aos playoffs de classificação pra Liga Europa. Passou com facilidade pelo Utrecht, mas, após empatar fora de casa com o NAC Breda, foi derrotado no Euroborg, e não participará de competições europeias.
Pra piorar, perdeu Marcus Berg, autor de 17 gols (+ 5 nos playoffs), e precisa urgente encontrar um outro homem-gol, ou corre o risco de uma temporada de meio de tabela apenas.
Feyenoord
Técnico: Mario Been
Destaques: André Bahia, Hofland, van Bronckhorst, Wijnaldum, Tomasson e Makaay
'A' contratação: Sekou Cissé, do Roda JC
'A' perda: Henk Timmer, fim de contrato
Outro que dificilmente não vai melhorar nessa temporada. O clima em Rotterdam é de expectativa para ver a equipe sob o comando de Mario Been, que fez carreira no clube enquanto jogador. Contará com um elenco experiente e ao mesmo tempo promissor.
Encheu os olhos ver jovens jogadores como Wijnaldum (18 anos), Biseswar (21) e Leroy Fer (19) já se firmaram na equipe titular. Se o time "der liga", é seríssimo candidato ao título, em especial por se concentrar exclusivamente na Eredivisie.
NAC Breda
Técnico: Robert Maaskant
Destaques: ten Rouwelaar, Penders, Zwaanswijk, Reuser, Lurling e Amoah
'A' contratação: Robbert Schilder, do Ajax
'A' perda: Patrick Mtiliga, para o Málaga
Uma temporada decepcionante e que teve um final feliz. Parece estranho, mas assim foi a temporada do NAC Breda, que vinha de um excelente 3º lugar na temporada anterior. O oitavo lugar obtido seria completamente frustrante, não fosse a existência dos playoffs de Liga Europa, onde eliminou o Feyenoord (com um sonoro 4 x 0 fora de casa) e Groningen, após empatar em casa no jogo de ida com um gol nos acréscimos e vencer fora.
Na Liga Europa, a equipe enfrentará o Polonia Warszawa, da (obviamente) Polônia.
Utrecht
Técnico: Ton du Chatinier
Destaques: Vorm, van Dijk, Maguire e Van der Gun
'A' contratação: Ricky van Wolfswinkel, do Vitesse
'A' perda: Tom Caluwé, para o Al-Wakrah
Um gol. Foi o que faltou para o Utrecht se classificar para os playoffs da Liga Europa. Tivesse vencido o Heracles, na última rodada, teria deixado o NAC de fora.
Van Wolfswinkel vem para ser titular, e deve formar trio de ataque com Mulenga e Loval.
É time pra brigar por Liga Europa.
Vitesse
Técnico: Theo Bos
Destaques: Velthuizen, Verhaegh, Sprockel, Nilsson e Kolk
'A' contratação: Lasse Nilsson, do Saint-Etienne
'A' perda: Ricky van Wolfswinkel, para o Utrecht
Fazendo os mesmíssimos 43 pontos que fez na temporada retrasada, o Vitesse passa a sensação que tem time além de suas posições ao final do campeonato.
O grande reforço não chega a ser novidade, já que Nilsson estava emprestado ao clube, e sobre ele aumentará a responsabilidade de dar conta da saída de van Wolfswinkel. Vai ajudar também se Julian Jenner mostrar a que veio, coisa que não fez na temporada passada. Periga ser mais um que tinha tudo pra ser um grande jogador a não estourar.
NEC Nijmegen
Técnico: Dwight Lodeweges
Destaques: Babos, Pothuizen, El-Akchaoui, Lorenzo Davids e van Beukering
'A' contratação: Bjorn Vleminckx, do Mechelen-BEL
'A' perda: Dani Fernández, voltando de empréstimo ao Feyenoord
A temporada já valeu pela participação na Copa da UEFA, onde avançou em seu grupo e foi eliminado no primeiro mata-mata diante do Hamburg. Agora a equipe precisa se concentrar na Eredivisie, e o time é interessante, a começar pelo novo treinador, responsável por conduzir de maneira menos ruim a campanha do PSV após a péssima passagem de Huub Stevens em Eindhoven.
A perda do zagueiro Dani Fernández não será reposta à altura, mas o ataque ganha o reforço do promissor Bjorn Vleminckx, centroavante de área que deve formar o trio ofensivo com Ntibazonkiza e van Beukering.
Willem II
Técnico: Alfons Groenendijk
Destaques: Janse, Swinkels, Boutahar e Demouge
'A' perda: Rens van Eijden, voltando de empréstimo ao PSV
Os Tricolores passam a impressão que mais uma vez vão fazer campanha de meio de tabela, pela pouca movimentação no mercado.
Não dá pra depender de Frank Demouge toda hora.
Sparta Rotterdam
Técnico: Frans Adelaar
Destaques: Adeleye, Knol, van Bueren, Slot, Dissels e Poepon
'A' contratação: Tim Bakens, do Volendam
'A' perda: Cássio, voltando de empréstimo ao PSV
Antes de mais nada, o Sparta Rotterdam precisa de um goleiro, pois não saiu apenas Cássio, também se foi o veterano Wapenaar.
Dentro da normalidade, não briga pra cair, é um time bem acima de seus teóricos rivais da parte de baixo da tabela.
Den Haag
Técnico: Raymond Atteveld
Destaques: Knopper, Waterman e Cornelisse
'A' contratação: Van der Bergh, do Heracles
A julgar pelas derrotas por 4 x 0 pro Litex e 4 x 1 para o Valencia, o Den Haag deve brigar contra o rebaixamento, como na última temporada, onde conseguiu um bom 14º lugar pra um time que acabava de subir pra Eredivisie.
Heracles
Técnico: Gertjan Verbeek
Destaques: Pieckenhagen, Looms, Schulmeister, Quansah e Hakola
'A' contratação: Peter Reekers, do VVV-Venlo
'A' perda: Ricky van der Bergh, para o Den Haag
A chegada de um treinador com história no clube, que comandou o Feyenoord na temporada passada, e a contratação de um antigo ídolo como Peter Reekers dão um clima otimista para a equipe de Almelo. É bem verdade que perdeu van der Bergh, seu artilheiro na temporada, mas ainda sim parece ser um time superior a alguns outros. Se cair, será surpresa.
Roda JC
Técnico: Harm van Veldhoven
Destaques: Bram Castro, Eric Addo, Marcel de Jong e Hadouir
'A' perda: Sekou Cissé, para o Feyenoord
O Roda se esforçou ao máximo pra conseguir o rebaixamento, mas não conseguiu. O time é bom, daria pra fazer uma campanha tranquila, até sonhar com Liga Europa, mas nada deu certo.
Disputou o playoff contra o rebaixamento e só jogará a Eredivisie esse ano porque teve a sorte - competência também, que seja - de vencer o Cambuur nas penalidades. E como, além de Cissé, perdeu Marcel Meeuwis para o Borussia Mönchengladbach, outra temporada árdua se desenha em Kerkrade.
VVV-Venlo
Técnico: Jan van Dijk
Destaques: Gentenaar, Verdellen, Paauwe, Honda e Sandro Calabro
'A' contratação: Patrick Paauwe, do Borussia Mönchengladbach
'A' perda: Peter Reekers, para o Heracles
Missão do VVV-Venlo: deixar de ser "time ioiô". Disputou em 2007/08, foi rebaixado e subiu na temporada passada, como atual campeão.
Vai brigar pra não cair, mas o time tem uma espinha dorsal interessante (para os padrões do clube), com as chegada do goleiro Gentenaar, ex-Ajax, e do experiente meia Patrick Paauwe, mais a manutenção da dupla Keisuke Honda e Sandro Calabro, dá pra sonhar com uma permanência tranquila.
RKC Waalwijk
Técnico: Ruud Brood
Destaques: Fred Benson
'A' contratação: Derk Boerrigter, do Zwolle
'A' perda: Theo Zwarthoed, para o Volendam
Ao RKC não caberá outra coisa se não lutar contra o rebaixamento. Até uma "vaga" nos playoffs da Nacompetitie não será de todo ruim ao clube que não disputa a Eredivisie desde a temporada 2006/07.
Considerações finais sobre a Eredivisie 09/10
Sem ficar em cima do muro:
Campeão - Ajax
Vice - Feyenoord
Maior decepção - AZ Alkmaar
Maior surpresa: NEC Nijmegen
Rebaixados: RKC Waalwijk e Den Haag (salvando-se no playoff)
Artilheiro: Luis Suárez
28 de jul. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Luis Suaréz é um belo jogador, saiu do grande Nacional pra ser capitão do Ajax.
Vou até escrever sobre ele no meu mini-blog. Abraço.
Gosto demais do futebol do Luis Suárez, espero que, quando sair do Ajax, tenha melhor sorte do que teve (até agora, pelo menos) o Huntelaar.
Postar um comentário